Mensagem da Presidente - Julho de 2018

Companheiros e Companheiras;

Ao iniciarmos o ano rotário 2018-2019, quando assumo a presidência do nosso clube, vem logo em meu pensamento o agradecimento, primeiramente a Deus pelo privilégio de poder viver mais um ano rotário, à minha família pelo apoio em todos os momentos de minha vida, aos meus companheiros e às minhas companheiras pela atitude generosa de passar às minhas mãos, a missão de conduzir a gestão do nosso clube, neste período.

Estou feliz pela possibilidade de desenvolver juntamente com os meus companheiros e as minhas companheiras, profissionais competentes e líderes autênticos, os trabalhos propostos para reforçar a nossa jornada junto às comunidades. Grande é o desafio de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelos meus antecessores, mas tenho certeza de que terei dos meus companheiros e companheiras, especialmente do meu esposo Arnóbio, a compreensão e a ajuda necessária para a missão de comandar nosso clube.

Existe uma relação muito forte entre o serviço humanitário e a paz. Precisamos aprofundar esta relação que nos permita assistir mais os necessitados, compreender e respeitar as diferenças, contribuindo assim para um mundo mais justo e mais pacífico. O mundo tem se caracterizado por uma nova ordem, na qual o crescimento da população, embora seja previsível, não deixa de ser assustador, principalmente por ser formada por pessoas de mais idade, concentradas mais em áreas urbanas e mais em países em desenvolvimento, além do mais, com grandes transformações em valores familiares. As condições sociais e econômicas e as relações internacionais são profundamente afetadas por esta nova ordem. E a grande pergunta que mais nos incomoda é: O que o Rotary pode fazer? Como e onde?

Participar é o verbo que nos desafia e seduz. Participar é tomar parte na cena da “negociação social”. O Rotary com a diversidade profissional de seus associados pode fazer muito, basta que cada um de nós se empenhe e participe nas diversas comissões desta nossa organização. Cada dia é um novo desafio que temos pela frente, tantos são os planos e tão grande é o número de passos que serão dados, visando aos resultados dos compromissos livremente aceitos. Queremos uma administração compartilhada onde os companheiros possam se sentir com liberdade para desenvolver seus trabalhos nas diversas comissões, para fazer e/ou mudar o que foi previsto, podendo assim contribuir para o estabelecimento da boa vontade no clube.

Precisamos de mais inspiração. Precisamos de maior participação de toda a família rotária para que de mãos dadas possamos continuar a nossa jornada. O Rotary vem se empenhando na valorização da família e com ela tem compromisso. É primordial a inclusão da família nos diversos projetos.

O nosso Governador Carlos Valle disse que espera que o entendimento entre todos os companheiros seja a base da sua gestão. Entende que a força de uma corrente é igual a força do seu elo mais frágil, assim, nunca podemos somar, transmitir, inspirar ou mostrar força se essa corrente se partir, obrigando-nos a cuidar de todos os elos da mesma forma como temos que cuidar de cada um de nós, independentemente da posição em que estivermos. Em uma corrente, estamos sempre em todas as posições, algumas vezes sendo tensionados e outras vezes sendo comprimidos, mas teremos sempre de estar unidos, ligados e com a mesma capacidade e determinação.

O Lema Presidencial “Seja a Inspiração”, nas palavras do nosso presidente Barry Rassin, deve nos levar a mudanças positivas, nos concentrando em iniciativas maiores que causem impacto duradouro e reservando o devido tempo para pesquisas e planejamento que atravessem anos rotários e mandatos de líderes.

Ainda diz nosso Presidente, que o Rotary não é somente um modelo, mas uma inspiração. O Rotary nos mostra o que é possível, nos dá força de lutar pelo que queremos e nos mostra o caminho a seguir – contribuindo para que sejamos a inspiração para o mundo em que vivemos.

Ana Maria de Araujo Torres Pontes

Presidente do RCJP / 2018 - 2019